quarta-feira, 6 de março de 2013

CONCURSOS PÚBLICOS: ATENÇÃO AOS DETALHES

Autor:  Prof. Jorge Paes Rios  -  Publicado no Jornal da ABES.

 Data: nov. 2001


Tendo trabalhado desde 1969 nos ramos da engenharia hidráulica, sanitária e ambiental em diversas empresas brasileiras ( HIDROESB, ESB, ENCIBRA, ENGEVIX, MULTISERVICE, SEAPLAN, etc...) e com uma carreira paralela de professor nessas áreas o prof. Jorge Paes Rios estagiou por diversas vezes em países do continente africano e europeu - seja como engenheiro no LNEC, em Lisboa, no Hydraulics Research, em Wallingford- Inglaterra e nos Laboratórios de Hidráulica no Porto, Chatou, Delft- Holanda , Luanda e Maputo - Moçambique, ou ainda como professor nas Universidades de Grenoble, Lisboa, Porto, Coimbra e Braga acumulando assim vasta experiência.

A partir da década de 90, com a crise da engenharia no Brasil, o professor Rios prestou diversos Concursos Públicos, sendo que em alguns obteve ótima colocação, ficando em 1. lugar nas provas da SERLA, CAEMPE, CET-RIO, CEFET-RJ, MPU. Sendo aprovado ainda na CEDAE, TRT, ANA e outros.

O Prof. Jorge Paes Rios, muitas vezes, foi procurado por pessoas, geralmente ex-alunos, que desejavam saber informações e detalhes sobre Concursos Públicos, bolsas de estudos e estágios.

O professor-engenheiro esclarece que cada experiência é muito particular, tendo em vista a formação e as condições de cada indivíduo e, também, as características de cada caso.
Quanto a bolsas de estudos e experiências de vida no Exterior estas foram relatadas e publicadas no Jornal da ABES-RIO, NA DECADA DE 80, e encontram-se reproduzidas na página em BOLSAS NO EXTERIOR.


A seguir, o professor apresenta algumas dicas para quem quer se preparar para Concursos Públicos:


1 - Escolha do Concurso:   Essa é a decisão mais importante. Deve-se partir do pressuposto que o candidato saiba quais os assuntos QUE ELE DOMINA OU É ESPECIALIZADO. Não adianta ficar atirando para tudo quanto é lado. Isto só vai gerar perda de tempo e dinheiro.
Concentre-se ao máximo na sua especialidade. Se você não tiver nenhuma tente se preparar fazendo CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO. E aí cada caso é um caso.


2 - Estudo das Matérias Específicas:   Novamente cada um é que deve saber quais as matérias que deve dominar dentro da sua especialidade e cada um sabe onde o calo aperta. Mas não esqueça que quanto mais você souber sobre assuntos paralelos que estão interligados com a sua área melhor. Por exemplo, existem profissionais que trabalham com Recursos Hídricos e são excelentes em Hidrologia que não possuem a menor noção de como funciona a Ecologia de um Curso d' Água e vice-versa. Acontece que na prática, muitas vezes, não se pode separar a quantidade da qualidade da água.
A curiosidade é a base de todo conhecimento.


3 - Estudo das Matérias de Conhecimentos Gerais:   O segredo aqui é você estar sempre preparado para o que der e vier, pois geralmente não há tempo hábil para estudar tudo depois que sai o Edital do Concurso. Vá se preparando em matérias que normalmente são exigidas: Português, Matemática, Conhecimentos Gerais, Raciocínio Lógico, Informática, etc... Se você possui deficiências antigas e sérias em Língua Portuguesa arranje desde já uma boa GRAMÁTICA. Nunca é demais e serve para a vida toda.....Mas não perca tempo estudando por dez livros de gramática diferentes.


4- Métodos de Estudos:   Não existe receita de bolo. Novamente cada um é que sabe de si e onde o calo aperta e dói. Alguns preferem estudar de dia , outros tem maior rendimento à noite. Estude sempre muito, mas não adianta forçar a barra, isto é, quando o cansaço bater vá dormir ou passear. Mas se você se cansa à toa e não consegue estudar um mínimo de 4 horas seguidas sem perder a concentração aí acho melhor procurar ajuda médica ou psicológica. Não esqueça de melhorar o seu ambiente de estudo ao máximo e não deixe NENHUM assunto importante pendente para ver depois. Outra dica: Estudar em grupo pode ser uma grande perda de tempo.


5- Livros e Materiais de Estudo:   São muito importantes, sobretudo a qualidade dos mesmos. Mas não perca tempo com repetições inúteis. Eu gosto de brincar com meus alunos dizendo que os melhores livros são os mais finos e fáceis de entender rápido. Livro grosso e complicado demais, às vezes, só atrapalha. Todavia não esqueça de se exercitar. O segredo da aprovação num Concurso pode estar na rapidez e na quantidade de exercícios que você foi capaz de resolver. Faça o maior número de PROVAS E TESTES possíveis.


6 - Escolha da instituição:   O salário é muito importante mas não é o principal. Existe a satisfação pessoal. Não esqueça que normalmente você vai passar a maior parte de sua vida no seu trabalho.


7- Atenção para o Edital:    Deixar de ler detalhadamente e de estudar as informações fornecidas pelos EDITAIS relativas aos concursos pode fazer com que os candidatos sejam eliminados.
Um aluno do MBA do FUNCEFET-RJ que estava preparado para fazer o concurso público de uma Estatal não reparou que o Edital pedia para que, no dia da prova, os candidatos levassem diploma e carteira de trabalho. Resultado: Meu ex-aluno perdeu a oportunidade de trabalhar na estatal e ainda levou um prejuízo referente à taxa de inscrição. Erros como esses são muito comuns. Isso porque os candidatos simplesmente não lêem o edital, quando deveriam estudá-los nos mínimos detalhes.
Não acredite que todos os concursos são iguais. Cada concurso tem sua particularidade. Para a Polícia Federal, por exemplo, o candidato teria que apresentar a documentação no dia da matrícula do curso de formação. Também podem ser eliminados aqueles que não dão a devida atenção à forma como se deve apresentar a documentação, sobretudo para os Concursos que tem provas de Títulos. Há concursos que exigem originais de identidade e diploma. Outros, cópias dos documentos. E também existem aqueles que pedem cópias autenticadas.

São pequenos detalhes, aliás, que podem representar prejuízo sério para os candidatos. Mas o EDITAL É A LEI DO CONCURSO PÚBLICO =DURA LEX SED LEX. Vale o escrito, sempre. E não adianta chorar. Por exemplo, pode-se citar o caso de testes que exigem apenas o uso de caneta esferográfica preta, e não azul ou vermelha e vice-versa. E ainda o fato de que, em algumas provas, uma questão errada elimina outra certa. Ou seja, o ideal é não responder aleatoriamente às perguntas. Ignorar informações como essas pode ser fatal. Como saber, por exemplo, que o concurso permite consulta na prova? E, se permite consulta, que TIPOS DE livros levar?


Ler o EDITAL COMPLETO e não só o RESUMO é fundamental. Afinal, seu conteúdo é a base para contestar qualquer procedimento durante a seleção.


DICAS = CONFIRA TODO O EDITAL = veja o que é preciso conferir


EDITAL:  Cada concurso é um concurso. Ou seja, mesmo quem faz vários deles deve ler todos os editais.
INSCRIÇÃO E LOCAL DAS PROVAS:  Pagar a taxa não garante a inscrição. Há quem seja eliminado porque pagou em cheque, quando o edital exige pagamento em espécie. Cheques sem fundos são o alvo.Alguns concursos exigem confirmação das inscrições.


IDENTIDADE:  Quem perdeu a identidade, não fará a prova só com o protocolo ou a cópia autenticada. Deve levar carteira de trabalho ou passaporte, entre outros documentos específicos. Se tiver perdido tudo, apresentar ocorrência policial referente à perda. O melhor é entrar em contato com a Coordenação do Concurso antes das provas.


LIVROS e MATERIAIS:  Há concursos que permitem consulta. Acontece de o candidato não verificar a lista autorizada. Há editais que pedem caneta preta. Nem a azul é aceita.Geralmente calculadoras são proibidas.


PROVA:  Há provas em que não se deve marcar aleatoriamente. Está lá no edital: cada questão errada anula uma das certas.


DOCUMENTO:  Há concursos que pedem que o candidato leve, no dia da posse, documentação. Detalhe: devidamente autenticada.


TÍTULOS:  Alguns exigem a comprovação de títulos na inscrição ou na prova e a apresentação de CURRICULUM VITAE em formulário próprio para aquele concurso específico.


DESEMPATE:  Não são só as notas ou os títulos que desempatam. Em geral, a preferência é para o candidato mais velho.


RECURSOS:  É comum que os candidatos percam o prazo de recurso, que, normalmente, é de dois dias e podem possuir formulário próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário